São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema de pagamentos ainda não tem padrão

MARIA ERCILIA
DA REDAÇÃO

O avô do Cerberus e de outros serviços de distribuição musical que começam a aparecer na Internet é o Iuma (Internet Underground Musical Archive).
O Iuma começou num dormitório de faculdade em Santa Cruz, Califórnia, que colocava na Internet músicas de bandas novas, de graça. Os usuários podiam copiar as músicas de graça também.
Hoje o Iuma virou um empreendimento comercial grande, tem contratos com grandes selos e cobra US$ 120 para pôr uma música online, junto com foto, informações sobre a banda etc.
Os usuários continuam acessando o Iuma de graça. Também já fizeram shows ao vivo na Internet, embora com tecnologia precária.
Os sistemas de pagamento na Internet são a discussão neste momento, principalmente nos EUA.
Espera-se que algum sistema acabe se tornando o padrão, como o Windows se estabeleceu como padrão para PCs, por exemplo.
A mesma coisa com o padrão de som: o Cerberus adotou um software próprio, como maneira de proteger sua mercadoria, enquanto o Iuma não se preocupa se ela será infinitamente reproduzida ou não, já que sua receita vem das bandas e não dos consumidores finais.
O modo de operação dos dois é basicamente o mesmo: o usuário escolhe a música, aguarda a transferência para seu computador e depois a ouve na própria máquina.
Mas todas as regras estão por fazer no mercado do entretenimento online. Se o Cerberus funcionar como prometido, será alternativa refrescante à mesmice das gravadoras. (Maria Ercilia)
O Cerberus funciona somente na World Wide Web e está em teste até meados de maio. Para quem tem acesso a Web, o endereço é http://www.cerberus.co.uk/cdj/. O endereço do Iuma é http://www.iuma.com.

Texto Anterior: Internet tem fórum de debate sobre a banda
Próximo Texto: Mascaro retrata centro de SP nos detalhes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.