São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sepúlveda é escolhido hoje presidente do STF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Sepúlveda Pertence, 57, vai ser escolhido hoje à tarde presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) para o biênio 95/97, durante sessão plenária.
O vice-presidente será o ministro Celso de Mello. A posse está marcada para o dia 17 de maio.
A tradição do STF estabelece o sistema de rodízio e o critério de antiguidade dos ministros para definir quem ocupará o cargo.
Pertence foi nomeado ministro do Supremo em 89 pelo então presidente José Sarney.
Na época, ele era o procurador geral da República e havia se destacado na década de 70 por ter defendido militantes de organizações de esquerda perseguidos pelo regime militar.
Mineiro de Sabará, Pertence foi vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) entre 1959 e 1960 e chegou a ser cassado pelo AI-5 (Ato Institucional nº 5), baixado pelo regime militar em 68.
Ele era professor de Direito na UnB (Universidade de Brasília) e só foi reintegrado ao corpo docente com a anistia política em 1979.
No ano passado, ele conduziu o maior processo eleitoral da história do país, como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), lançando a idéia da informatização das eleições de 96, como forma de combater as fraudes eleitorais.
No STF, o ministro foi um dos três juízes que votaram pela condenação do ex-presidente Fernando Collor, acusado de ter cometido o crime de corrupção passiva. Ele é tido como um ministro legalista e de perfil progressista.

Texto Anterior: Deputados do PPR acenam para o PFL
Próximo Texto: Superávit da Previdência gera polêmica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.