São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Superávit da Previdência gera polêmica

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relatório da auditoria feita pelo TCU (Tribunal de Contas da União) nas contas da Previdência, que apontou superávit (resultado positivo) de R$ 1,8 bilhão no caixa em 94, provocou polêmica, ontem, na Câmara.
Antes de saírem em defesa do presidente Fernando Henrique Cardoso e do ministro Reinhold Stephanes (Previdência), os líderes dos partidos que apóiam o governo no Congresso tiveram de ser convencidos pelo ministro de que a auditoria do TCU é "uma interpretação equivocada do números".
O ministro rebateu as informações da auditoria e concentrou esforços para conquistar apoio ao projeto de lei que aumenta o salário mínimo para R$ 100 em maio e reforça o caixa da Previdência.
"Tem gente que não conhece e está brincando com números", afirmou Stephanes para explicar a informação dos auditores do TCU sobre o superávit nas contas da Previdência.
Argumentando que os dados do relatório não são novos, o vice-líder do governo na Câmara, Benito Gama (PFL-BA), bradava contra o "vazamento" da auditoria para a imprensa.
"O relatório não foi sequer votado pelo tribunal. É uma irresponsabilidade soltar uma bomba destas às vésperas da votação do salário mínimo", afirmou Gama.
Maciel e TCU
A divulgação do relatório também provocou uma reação do Palácio do Planalto. O presidente da República em exercício, Marco Maciel, foi o responsável pela convocação da entrevista concedida, ontem de manhã, pelo presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Marcos Vilaça, às emissoras de televisão.
Na entrevista, Vilaça procurou diminuir o impacto do relatório. Disse às emissoras de TV que o relatório "é confiável", mas ressaltou que ele é parcial não tem caráter conclusivo, tendo que ser submetido ainda à plenária do TCU, no dia 3 de maio.
Em nota divulgado no final da tarde de ontem, o TCU afirmava que o relatório "é técnico e de natureza instrutiva".
A participação de Maciel na entrevista de Vilaça foi confirmada pela assessoria de imprensa do TCU no início da tarde de ontem.
Mais tarde, a assessoria afirmou que não saber quem havia sido o responsável pela convocação da entrevista, que excluiu os jornais e emissoras de rádio. Maciel e Villaça são pernambucanos.
A Folha apurou que a assessoria de imprensa da Presidência da República havia convocado uma emissora de TV paulista para a entrevista coletiva.

Texto Anterior: Sepúlveda é escolhido hoje presidente do STF
Próximo Texto: Força realiza 1ª manifestação pró-reforma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.