São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mucha plata

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A viagem de Fernando Henrique aos Estados Unidos começou mal, na TV. Ganhou quatro minutos na CNN, mas só na versão hispânica.
E foi para deixar frases como "la verdad es que necesitamos de mucha plata. Esto sí yo voy a decir a la gente que está acá, en Nueva York."
Para quem saiu do Brasil batendo no peito que não ia pedir coisa alguma a ninguém, não soou nada bem aquele "necesitamos de mucha plata".
PT com PDT
Foi histórica, mas acima de tudo deliciosa, a entrevista de Darcy Ribeiro anteontem na Cultura, no Roda Viva.
Ele defendeu o getulismo, ironizou os intelectuais e a si mesmo, falou das mulheres, fez piada com Florestan Fernandes e lançou seu aguardado livro, "O Povo Brasileiro".
Falou mais, sobre a política hoje e o futuro dos trabalhistas. Confirmou que o velho trabalhismo carregado por Leonel Brizola está para abraçar o novo trabalhismo de Lula.
Depois de listar as "burradas" dos petistas nas ações contra o getulismo, comentou:
- O ponto de vista original do PT era esse, porque não era herdeiro da história brasileira. O dia em que o PT entrar na história brasileira, de 1930 para cá, ele alcançará condições de governar o Brasil, porque retoma o que é a linha histórica.
Mais à frente, falou de sua "vocação" de "fundir o PT com o PDT". Maria Victória Benevides, socióloga petista, reagiu exultante da bancada de entrevistadores, no alto. "Eu acharia ótimo, eu acharia ótimo, eu acharia ótimo."
Darcy Ribeiro seguiu no ritmo. "Se política fosse racional, os dois partidos seriam um partido." E Maria Victória Benevides, "também acho, concordo inteiramente".
Pouco antes, Leonel Brizola surgia na CNT para relatar algo parecido a Marília Gabriela.
- Lula, quem é?
- Lula é uma esperança, porque eu acho que Lula está compreendendo. Nós agora nos reunimos. Foi quando eu disse a ele, "olha, Lula, as nossas diferenças são pequenas, frente às dificuldades que ameaçam o povo brasileiro. Nós temos que deixar isso de lado, porque do contrário estarão jogando com a nossa divisão e com isso eles vão ganhar sempre".

Texto Anterior: Casal viaja pelo dinheiro
Próximo Texto: Bancos poderão virar postos eleitorais em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.