São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva de meteoros pode ser vista hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje será possível observar a olho nu, de qualquer lugar do país, uma chuva de meteoros. O fenômeno deve durar até o dia 24 de abril.
Amauri Almeida, pesquisador do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, afirma que o melhor dia para observar o fenômeno será na noite do dia 21 para o 22.
Nesse dia, o momento em que a "chuva se torna mais intensa acontece por volta de 18h.
Segundo Almeida, ocorrerão cerca de 12 eventos a cada hora nesse dia.
Roberto Boczko, também do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, diz que a melhor hora para a observação será, entretanto, por volta da meia-noite.
Para observar a chuva de meteoros não será necessário nenhum instrumento óptico.
"Basta olhar em direção à constelação de Lira, de preferência de um local sem iluminação artificial, disse Almeida.
Segundo Boczko, por volta da meia-noite, a constelação de Lira é visível perto do horizonte. Ao olhar para o Norte, fica na parte direita do firmamento (veja ilustração abaixo).
Essa chuva de meteoros ocorrerá porque a Terra vai cruzar a órbita de um cometa, chamado Thatcher, onde há vários fragmentos menores.
Esse tipo de fenômeno também acontece quando a Terra atravessa a órbita de pequenos asteróides (diferentes dos cometas, que têm uma cauda visível).
A chuva foi batizada de Lírides ou Lirídeos, porque os meteoros virão aparentemente da região do céu onde está localizada a constelação de Lira.
A órbita do cometa Thatcher, como a de diversos outros, contêm fragmentos sólidos, que "colidirão com a Terra.
Como devem ser pequenos, provavelmente serão desgastados pelo atrito com a atmosfera terrestre, liberando luz. O efeito visível será a chuva de meteoros.
O atrito com a atmosfera terrestre é tão grande que a possibilidade de os fragmentos chegarem ao solo é mínima, de acordo com Boczko.

Texto Anterior: Dois morrem em troca de tiros com policiais
Próximo Texto: Brasileiro faz viagem ao redor do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.