São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para o FMI, economia cresce

DO ENVIADO ESPECIAL A WASHINGTON

Preparado pelo Fundo Monetário Nacional, o relatório intitulado "Perspectivas da Economia Mundial" afirma que, apesar da crise de alguns dos chamados mercados emergentes (México), a economia do mundo vai continuar crescendo.
A crise mexicana leva o FMI a alertar no documento para a fragilidade do sistema financeiro, devido à fragilidade de suas economias. A desconfiança gerada deve reduzir o fluxo de capitais aos países em desenvolvimento.
O FMI afirma que a crise nos mercados emergentes acabou por ofuscar o que considera um notável ano de 1994, quando o mundo registrou um crescimento acima do esperado e uma baixa taxa de inflação. O crescimento foi de 4% e do comércio exterior, 9%.
Ao analisar a perda do valor do dólar, o FMI pede que o Japão facilite a entrada de produtos em seus mercados para tentar equilibrar sua balança comercial com os EUA. Sugere também que os EUA ajuste suas contas públicas.

Texto Anterior: Equipe cria método para prever câncer
Próximo Texto: Luís Eduardo critica 'lentidão' do governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.