São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus cai em rio e 20 morrem em Minas

AMAURY RIBEIRO JR.
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

Pelo menos 20 pessoas morreram e 15 ficaram feridas ontem em um acidente com um ônibus da Viação Serro na estrada de terra que liga os municípios de Congonhas do Norte e Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais.
O ônibus caiu no rio Santo Antônio depois de quebrar a lateral de uma ponte de madeira, a 5 km de Conceição do Mato Dentro (172 km de Belo Horizonte).
O número de mortos pode chegar a 50, segundo previsão do comandante da Polícia Militar em Diamantina (MG), Francisco Veloso, 41. Dos corpos resgatados até 17h de ontem, quatro eram de crianças. Houve 21 sobreviventes.
Os bombeiros que faziam o trabalho de resgate diziam acreditar que muitos corpos podem estar presos debaixo do ônibus.
Passageiros do ônibus culpam o motorista Marciano Vilário e a estrutura da ponte pelo acidente.
"A ponte não aguentou o peso do ônibus, caindo no rio, cerca de oito metros abaixo", disse o passageiro João Costa.
O motorista disse que entrou errado na ponte, localizada numa curva, porque ela estava molhada. "Ela não estava muito segura."
Segundo o gerente da Viação Serro, Euclides Barroso, a empresa não tem condições de dizer quantos passageiros estavam no ônibus no momento do acidente.
"O ônibus saiu de Congonhas por volta das 6h com 41 passageiros, mas acontece que ele pega um monte de gente pela estrada."
Os corpos foram levados para o posto de saúde de Conceição. O secretário de Saúde, Osmar Rajão, disse que os passageiros são das cidades de Congonhas do Norte, Ouro Fino e Belo Horizonte.
Os feridos foram encaminhados para o hospital Imaculada Conceição, em Conceição do Mato Dentro, e para o PS de Belo Horizonte em quatro ambulâncias e em um avião do prefeito de Conceição, Breno Costa (PFL).
Os bombeiros tentavam até o final da tarde de ontem puxar o ônibus do fundo do rio com o auxílio de dois tratores.
"Tentamos mergulhar, mas a correnteza está muito forte. Só voltaremos a mergulhar depois que o ônibus for retirado da água", disse o bombeiro Jadir Dias.
Segundo o capitão Francisco Veloso, o trabalho de resgate teria de ser encerrado às 19h por causa das dificuldades para mergulhar à noite.
Veloso afirmou que, no trabalho de resgate, os 21 bombeiros de Diamantina tiveram apoio de moradores voluntários de Conceição do Mato Dentro.
A polícia isolou a ponte com uma corda para impedir a aproximação de parentes das vítimas e curiosos. Segundo a PM, cerca de 200 pessoas assistiram ontem o trabalho de resgate.

Texto Anterior: O prolongamento da vida
Próximo Texto: Garoto leva tiro em briga de vizinhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.