São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
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Compra de móveis lidera reclamações no Procon

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Problemas com a compra de móveis vêm sendo um dos assuntos com maior número de reclamações no Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor). Desde 92, eles ocupam alternadamente o primeiro ou o segundo lugar entre o total de queixas.
Nos dois primeiros meses de 95, cerca de 2.200 pessoas já procuraram o Procon para reclamar sobre o atraso na entrega dos móveis, sobre mercadorias entregues com defeito ou diferentes do que havia sido adquirido na loja. Isso representa 11,14% das reclamações feitas ao Procon neste ano.
Em 94, o órgão atendeu 12.209 consumidores que tiveram problemas com a aquisição de móveis, o equivalente a 8% do total de queixas registradas.
Ricardo Benedito Dumolin, dono de um posto de gasolina, comprou no início de março seis cadeiras em mogno e um sofá, que deveriam, segundo ele, ter sido entregues no prazo de 25 dias após a data da compra.
Dumolin diz que a Adeline Móveis e Decorações entregou os móveis duas semanas após a data prevista, quatro dias após ele ter recorrido ao Decon (Departamento de Polícia do Consumidor) para receber a mercadoria.
Maurício de Castro, gerente da Adeline Móveis, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), afirmou ter a nota fiscal comprovando que os móveis foram entregues no prazo determinado.
No Decon as reclamações contra lojas de móveis correspondem a 17% (85) do total de 500 denúncias feitas em 95, informa o delegado Cláudio Noumura, da 1ª Delegacia da Economia Popular do Decon.
As queixas mais comuns se referem à propaganda enganosa (o consumidor paga por um produto de maior qualidade e recebe um outro inferior) e a lojas que não entregam os móveis.
"Algumas lojas sabem que vão entrar em falência e continuam vendendo mercadorias", diz o delegado.
Onória Sueli dos Santos, 50, diz ter comprado um guarda-roupa na Playboy Móveis que deveria ter sido entregue em no máximo dez dias e só o recebeu após um mês.
"Durante as várias vezes que voltei a loja para reclamar encontrei muitas pessoas que tinham o mesmo problema", afirma Onória.
O gerente da Playboy Móveis, Benedito Rodrigues, afirma que está sempre especificado no pedido que o prazo de entrega é de 10 a 30 dias úteis, contados a partir do terceiro dia após a data da compra. "O consumidor pensa que a mercadoria vai ser entregue em dez dias, mas não é isso que está no pedido", afirma Rodrigues.

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