São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos semáforos devem reduzir trânsito

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) promete instalar no segundo semestre deste ano os primeiros "semáforos inteligentes" dos 1.300 que serão colocados na cidade.
O orçamento total do programa é de US$ 75 milhões. O objetivo do projeto é reduzir o tempo de espera nos semáforos e, consequentemente, diminuir a extensão dos congestionamentos em São Paulo.
Em resumo, o programa dos "semáforos inteligentes" elimina a participação dos técnicos da CET no estabelecimento dos tempos de verde e vermelho nos principais cruzamentos da cidade.
Nestes cruzamentos, haverá sensores que vão detectar o volume de veículos que estão passando no local. Estas informações serão enviadas aos computadores, que imediatamente vão estabelecer qual é o tempo de verde ideal no local.
Segundo o gerente de Controle de Sistema de Tráfego da CET, Mauro Mazzamati, a velocidade média dos veículos deve subir cerca de 15% com a implantação dos semáforos.
Horário de pico
Não haverá ganho, entretanto, nos horários de pico. Tecnicamente, horário de pico é aquele em que o deslocamento para o trabalho ou escola e a volta para casa congestionam as ruas.
"Quando as ruas estão saturadas, não tem quem faça milagre", disse Mazzamati.
São Pauto tem 3.800 semáforos. Os 1.300 "inteligentes" vão substituir os que estão instalados nos principais corredores da cidade e nos centros de cada bairro.
Mazzamati não soube informar por onde começará a implantação dos semáforos inteligentes.
"Na América do Sul, só há um sistema semelhante em Santiago do Chile", afirmou o gerente da CET.

Texto Anterior: Empresas dizem que pode faltar gás em SP
Próximo Texto: Avenida deve ficar interditada por três meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.