São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

Um prêmio às franquias do ano

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Com o apoio da Folha, da Amil e de Exame, o Conselho Superior de Franqueadores da Franchising University realiza hoje à noite, no Maksoud Plaza, em São Paulo, o coquetel de entrega de um prêmio às dez empresas franqueadoras com melhor imagem no mercado, segundo o voto dos franqueadores que integram aquele Conselho. Os autores desta coluna funcionam como assessores do Conselho, não tiveram direito a voto.
Os vencedores são: McDonald's, Localiza, Flytour, Pizza Hut, Avis, SignExpress, Bob's, Mister Pizza, Multicoisas e Habib's. Como se vê, poucas surpresas, ao menos para quem é do ramo. A maior parte dos grandes cobras do franchising brasileiro já confirmou sua presença na festa.

Já que falamos em Bob's, é bom dizer que, com Rogério Braz na Presidência, a empresa tem uma chance de recuperar sua imagem e uma fatia do mercado que perdeu. Rogério e sua equipe estão fazendo um bom trabalho. Segundo um franqueador que atua nesse mercado, é só a rapaziada da Vendex (empresa holandesa que controla o Bob's) não atrapalhar, que a coisa vai.

Não faz nem um mês que a Flytour Franchising implantou seu Conselho de Franqueados. E os resultados positivos já se fazem sentir em toda a rede. Afinal, a rapaziada está trabalhando bem mais motivada. E certos problemas que pareciam de difícil solução já estão equacionados, graças à ação conjunta de franqueador e franqueado, num verdadeiro relacionamento ganha-ganha.
Nos arriscamos a fazer uma previsão: dentro de mais uns dois anos, a vasta maioria das empresas franqueadoras brasileiras realmente profissionais já terá implantado seus Conselhos de Franqueados.

A franquia da Planet Ice Cream (leia-se Grupo Philip Morris, ou seja: Kibon) no shopping de Contagem, Minas Gerais, está sendo reformada para incluir em seu "mix" um bufê de sorvetes.

Um dos autores desta coluna acaba de voltar de uma viagem rápida a Hong Kong, Bancoc e Cantão, na China Comunista. O franchising por lá está a mil. Principalmente as franquias de fast food "importadas" dos EUA.

MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising. MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University.

Texto Anterior: Kolynos investe verba recorde em 1995
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.