São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kolynos investe verba recorde em 1995

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Três meses após a incorporação pelo grupo Colgate-Palmolive, seu principal concorrente, a Kolynos do Brasil anunciou investimento recorde em marketing e publicidade.
Em busca de mais três pontos percentuais para reforçar a liderança de quatro décadas no mercado de cremes dentais, do qual detém 50,7%, a Kolynos aplica US$ 32 milhões em 1995.
Desse total, o grosso (US$ 20 milhões) vai para campanhas publicitárias, merchandising e patrocínio esportivo. O restante será consumido em promoções (US$ 11 milhões) e pesquisas de mercado (US$ 1 milhão).
É a maior verba desde que a marca surgiu no país, na década de 20. Em 1994, quando o faturamento alcançou US$ 227 milhões, foram investidos US$ 28 milhões.
"Vamos lançar quatro novos cremes dentais", afirma Marcello Braga Artacho, diretor de marketing.
Com produção de 34 mil toneladas anuais, o Brasil está posicionado entre os cinco maiores consumidores mundiais de creme dental.
Os brasileiros consomem, no entanto, menos de uma escova dental por ano. Escovas e fios dentais e enxaguatórios têm, por essa razão, maior potencial de expansão.
"As vendas vão explodir a taxas de dois dígitos nos próximos anos", prevê. A Kolynos assumiu a liderança de escovas dentais em 1993 e a manteve em 1994 (26,5% de participação).
Com a aquisição da Kolynos, juntamente com outras unidades internacionais da American Home, por US$ 1,04 bilhão, a Colgate-Palmolive passou a concentrar cerca de 80% do mercado brasileiro de produtos de higiene oral.
Desde então, nada mudou para as filiais instaladas no país que, segundo Artacho, continuam concorrentes.
"É uma filosofia diferente em termos de aquisição. A mesma estratégia teve sucesso na China".

Texto Anterior: Surge novo produto no setor de iogurtes
Próximo Texto: Um prêmio às franquias do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.