São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Índice

QUE FOI A OFENSIVA DAS ARDENAS?

BILL PITZER

QUE FOI A OFENSIVA DAS ARDENAS?
A Ofensiva das Ardenas, que causou profunda penetração nazista nas linhas de defesa americanas durante a Segunda Guerra Mundial, há meio século, foi o maior combate terrestre de que já participaram os EUA. Durante o enevoado amanhecer de 16 de dezembro de 1944, três divisões alemãs lançaram um surpreendente contra-ataque a posições norte-americanas no bosque das Ardenas. A sangrenta batalha foi a última e desesperada ofensiva de Hitler contra as tropas aliadas que avançaram rumo à Alemanha a partir do oeste. Quando, em 22 de dezembro, tanques alemães rodearam tropas da 101ª Divisão Aerotransportada nas proximidades de Bastogne e os chefes nazistas exigiam a rendição dos aliados, o comandante norte-americano, Anthony McAuliffe, respondeu laconicamentee: "Estão loucos".
No dia de Natal, os alemães foram freados em seu avanço, perto do rio Mosa. Seu triângulo "saliente" tinha uma largura de 80 km na base e adentrava 96 km no território dos aliados.
Na batalha, que durou um mês, lutaram cerca de 1 milhão de soldados. Os alemães sofreram 100 mil baixas, os norte americanos 81 mil.

Texto Anterior: Ninguém sabe explicar como a vida surgiu no planeta Terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.