São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ninguém sabe explicar como a vida surgiu no planeta Terra

KATHY WOLLARD

Há 4 bilhões de anos, a Terra era um lugar rochoso e sem vida. Como passamos do microorganismos para as variedades de vida atuais? A resposta é: ninguém sabe ao certo.
Você deve ter fotos suas de quando era pequeno. Da mesma forma, podemos olhar para a infância da Terra através de fósseis -a coisa mais próxima de fotos.
Quanto mais olhamos para trás, mais simples as coisas são. A vida surgiu a partir de organismos unicelulares.
Os mais antigos registros de vida são os fósseis de microorganismos encontrados em rochas antigas, de aproximadamente 3,4 bilhões de ano. Como a Terra tem 4,5 bilhões de anos, a vida deve ter surgido "logo após" o surgimento do planeta.
A vida é definida por dois processos básicos. Primeiro, o metabolismo -a capacidade de quebrar moléculas para aproveitar sua energia. Segundo, a reprodução -a vida cria nova vida.
Muitos cientistas acham que a vida começou na água, a partir de moléculas orgânicas simples -ao unir átomos de hidrogênio e carbono. De onde vêm essas moléculas?
Alguns acham que elas se formaram na atmosfera, quando gases como metano foram trazidos através de raios ultravioleta vindos do Sol. Outros pensam que eles vieram do espaço -de chuvas de cometas e meteoritos sobre a jovem Terra.
Agora, uma nova teoria descreve como moléculas sem vida deram origem às primeiras células vivas. Cientistas descobriram que aminoácidos podiam espontaneamente ligar-se formando proteínas, dadas certas circunstâncias existentes na Terra naquela época. Proteínas são estruturas-chaves nas células.
Por sua vez, as proteínas se uniram em pequenas esferas -como pequenas "embalagens" de células. Muitos cientistas agora acham que reações químicas no interior das esferas eventualmente construíram moléculas como DNA e RNA, que hoje comanda o processo da vida em todas as células vivas.

Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: Rio ganha nova "rádio rock"
Próximo Texto: QUE FOI A OFENSIVA DAS ARDENAS?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.