São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os "Thunderbirds" voltam a TV em maio

MARCELO REZENDE
DA REDAÇÃO

Houve um tempo em que uma das maiores atrações, no gênero ficção científica na TV, prescindia de atores. E tinha como melhores efeitos especiais bonecos de madeira e naves de borracha.
Eles eram conhecidos como "Thunderbirds", série produzida durante os anos 60 e 70 que o SBT reprisa a partir do próximo dia 1º de maio, de segunda a sábado entre 11h30 e 12h.
Criados pela produtora inglesa ITC, os "Birds" chegaram na trilha de outras produções de sucesso, que tinham como heróis bonecos para representar personagens de aventura. Como "Fireball XL-5" e "Stingray".
Além da madeira de que eram feitos seus personagens, o que todas essas séries tinham em comum era o fascínio por uma certa atmosfera "espacial", que as pesquisas na NASA projetavam para o mundo naquele período.
Mas os "Thunderbirds" não usavam apenas foguetes. Para mostrar as aventuras da família Tracy, que formava o mundialmente famoso "Resgate Internacional", a série explorava outros campos da ficção.
Para ajudar o próximo pelo mundo, utilizavam também um poderoso submarino e um potente veículo de terra.
Criados pela dupla Gerry e Silvia Anderson, a série teve a duração, apesar de seu sucesso, de 32 episódios. Chegou em 1967 ao Brasil, onde foram exibidos durante anos pela rede Record.
Mas além de ter a ciência como modelo, grande parte da atração e permanência da série reside na capacidade de seus criadores de refletir o melhor da efervescência cultural de Londres.
No desenho dos carros dos personagens ou nas casas que habitam o que se mostra é o melhor do estilo. Talvez a série mais bem vestida da história da televisão.
(MR)

Texto Anterior: Secretária espera mecenato
Próximo Texto: 'Amizade Colorida' é esmagado pelo tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.