São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Malcolm McLaren

DA REPORTAGEM LOCAL

Malcolm McLaren é um dos personagens mais barulhentos e controversos da história da música pop contemporânea. Sua principal credencial é a de "inventor" dos Sex Pistols.
No meio dos anos 70, McLaren estava em Nova York e por um curto período, foi empresário dos New York Dolls, banda da fase terminal da era glitter. Espertamente, McLaren percebeu que a chamada cena nova-iorquina -MC5, Television- estava redefinindo os rumos do rock.
Já em Londres, ele e Vivienne Westwood abrem Sex, uma antibutique que vendia roupas levemente inspiradas em sadomosoquismo. Foi só descobrir John Lydon, um garoto desempregado que circulava pela loja e rebatizá-lo de Johnny Rotten, que os Sex Pistols, a banda fundamental do punk inglês e um dos grupos mais incendiários e iconoclastas da história do rock, estava pronta para sacudir o mundo.
Nos anos 80, depois do fim dos Pistols, McLaren mergulhou de cabeça na new wave (rock com forte influência eletrônica e roupas extravagantes e coloridas). Ele foi empresário da neo-romântica Adam & The Ants e o ultrapop Bow Wow Wow. McLaren depois passou para o outro lado e lançou três discos solo.

Texto Anterior: Malcolm McLaren passeia pela Paris mítica dos existencialistas
Próximo Texto: Vargas llosa reflete sobre suas criações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.