São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malcolm McLaren passeia pela Paris mítica dos existencialistas

BA
DA REPORTAGEM LOCAL

Malcolm McLaren pode ter passado para a história do rock'n'roll como um farsante, mas a a verdade é que ele tem bom gosto -e sempre soube se cercar das pessoas certas.
Em "Paris", seu último disco -um CD duplo, com 15 canções e nove mixes instrumentais-, ele passeia pela cidade acompanhado pela atriz Catherine Deneuve, o músico Eric Satie, a cantora Françoise Hardy, o cantor e compositor Serge Gainsbourg.
O mote que anima as faixas do disco está expresso em uma frase recorrente: "Jazz is Paris and Paris is jazz." Para os apressados, nenhuma relação com o acid jazz. McLaren evoca o bebop e o cool jazz, Miles Davis e Charlie Parker, a trilha sonora dos jovens existencialistas nos anos 50. "I wore black, you were black" (eu vestia preto, você era preto), resume McLaren na letra de "Jazz is Paris".
É uma cidade mítica que emerge das canções de "Paris". Uma cidade onde soam, ao mesmo tempo, o trompete de Miles Davis, sons africanos e orientais, dance music, a voz de Françoise Hardy e o piano de Eric Satie.
A viagem de McLaren também contempla o fascínio que a Paris exerceu sobre a cultura pop -e vice-versa. Em "Pére Lachaise" (referência ao cemitério em Paris onde está enterrado Jim Morrison, dos Doors), ele não se furta de citar explicitamente os Doors. Ou de fazer a indefectível versão do sucesso de Serge Gainsbourg, a canção mais descaradamente sexual de todos os tempos.
Seus amigos parisienses não apenas são homenageados nas letras, mas também fazem participações. Assim, Catherine Deneuve mostra uma voz rouca e sensual em "Paris Paris" e Françoise Hardy canta com suavidade em "Revenge os the Flowers".
Depois da viagem sentimental, a diversão: o segundo CD traz nove candidatas certas às pistas de dança. De Paris e do mundo.

Disco: Paris
Autor: Malcolm McLaren
Participações: Catherine Deneuve, Françoise Hardy, Amina
Selo: No!Gee/Island
Preço: R$ 25 (CD duplo)
Onde encontrar: A Casa (tel.: 011/257-3416)

Texto Anterior: Belly cede ao pop desavergonhado
Próximo Texto: Saiba quem é Malcolm McLaren
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.