São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jospin surpreende e vence primeiro turno

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

Todos os institutos de pesquisa erraram. O socialista Lionel Jospin venceu ontem o primeiro turno da eleição presidencial francesa.
Jospin, 57, disputará a Presidência em 7 de maio, no segundo turno, contra o prefeito de Paris, Jacques Chirac, 62.
O candidato do PS (Partido Socialista) teve 23% dos votos, contra 20,1% para Chirac e 18,8% para Balladur, os dois candidatos da conservadora RPR, Reunião Pela República.
Esses números desmentem todas as pesquisas, que davam Chirac à frente e um duelo acirrado pelo segundo lugar entre Jospin e o premiê Edouard Balladur.
"Agradeço a meus eleitores, que criaram condições para a esperança", disse Jospin. "Convido a me apoiarem todos os patriotas que confiam na República", declarou Chirac.
Os números despertaram euforia entre os socialistas. Mas, apesar da vitória inesperada, o candidato socialista terá uma tarefa difícil no segundo turno.
Os candidatos conservadores somam quase 60% dos votos. A vitória no primeiro turno, no entanto, pode dar novo fôlego à campanha de Jospin.
Uma primeira pesquisa -se é que ainda se pode acreditar nas sondagens, após o erro de ontem- dá 57% a 43% em favor de Chirac no segundo turno.
Mesmo assim, as disputas internas da direita podem derrotar Chirac. Este já pediu o apoio dos eleitores de Balladur, seu rival na RPR (Reunião Pela República): "Esqueçamos as divisões".
Em seu comitê de campanha, Balladur, 65, declarou seu voto para Chirac: "Não quero rever o que ocorreu em 1981 e 1988". Parte de seus aliados aplaudiu, parte vaiou, o que mostra que será difícil reunificar a RPR.
Em 1981 e 1988, François Mitterrand se aproveitara da divisão da direita para vencer a eleição.
O presidente francês votou em Château-Chinon (centro da França), cidade de 2.500 habitantes, da qual foi prefeito nos anos 60 e 70.
Há seis meses, ninguém nem sequer imaginava que Jospin disputaria. Ele só se tornou candidato em fevereiro deste ano, após uma eleição primária no PS organizada às pressas.
Em dezembro, o candidato natural do PS, Jacques Delors, 69, anunciou que não concorreria.

Texto Anterior: Vice-líder da seita Aum é morto a facadas por extremista de direita
Próximo Texto: Pesquisas são questionadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.