São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vice-líder da seita Aum é morto a facadas por extremista de direita

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um ativista de extrema direita, Yuko Jo, 29, matou com três facadas o vice-líder da seita japonesa Aum Shinrikyo, Hideo Murai, suspeita dos ataques com gás tóxico em Tóquio.
Murai chefiava a seção de ciência e tecnologia da seita e foi morto quando saía da sede da Aum Shinrikyo na capital japonesa.
O atacante usou uma faca de cozinha e acertou Murai duas vezes no estômago e uma no braço.
A televisão mostrou imagens de Jo enfiando a faca, na altura da cintura, a partir de uma multidão de espectadores e jornalistas do lado de fora da sede da seita.
A polícia afirma já ter provas suficientes para vincular a seita aos ataques com gás de 20 de março no metrô de Tóquio. Segundo a agência "Kyodo" afirma que a polícia pretende prender mais 20 membros da seita esta semana.
Murai, 36, foi levado vivo ao hospital, mas morreu logo depois.
O atacante largou a arma e se rendeu aos policiais que mantêm o prédio da seita sob vigilância. "Ele disse que ele só queria ferir um líder da Aum", declarou um porta-voz da polícia.
Jo tem ascendência coreana e pertence a um grupo ultranacionalista de Mie, no centro do Japão.
Segundo a polícia, ele esperou oito horas em frente ao prédio para atacar Murai, um rosto conhecido por aparecer com frequência na TV defendendo a seita, que nega a autoria dos ataques com gás.
Desde o ataque no metrô de Tóquio, em que 12 pessoas morreram e cerca de 5.000 ficaram intoxicadas, a polícia tem quase que diariamente descoberto em prédios da seita os ingredientes para fabricação de sarin, o gás tóxico usado.
Mais de cem membros da seita já foram presos por outros delitos, o que fez com que Murai passasse a ser responsável pela Aum.
O líder máximo, Shoko Asahara, está escondido desde o dia anterior ao ataque no metrô.
O jornal "Mainichi Shimbun" citou anteontem um trecho do diário de Murai de 1991, no qual ele prevê que Shoko Asahara seria preso nos anos 90, mas, depois disso, todos os japoneses se converteriam à seita.

Texto Anterior: FBI nega ataque à Disneylândia
Próximo Texto: Jospin surpreende e vence primeiro turno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.