São Paulo, sábado, 29 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia diz ter repelido ataque dos tchetchenos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Rússia disse ter sido forçada a repelir ontem dois ataques de rebeldes da Tchetchênia (sudoeste da Rússia) horas depois que entrou em vigor um cessar-fogo.
O ministro da Defesa russo, Pavel Gratchev, disse à agência "Interfax" que um soldado russo havia sido morto nos dois ataques.
"Respondemos adequadamente à provocação armada", disse Gratchev. Segundo ele, outros sete soldados foram feridos.
O presidente Boris Ieltsin decretou cessar-fogo na esperança de interromper os combates durante as comemorações do cinquentenário do fim da Segunda Guerra Mundial em maio.
O cessar-fogo deveria durar das 17h (hora de Brasília) de quinta-feira até o dia 12 de maio, mas foi rompido na madrugada de anteontem para ontem.
Os comandantes russos disseram que voltariam a retaliar se fossem atacados.
Os rebeldes tchetchenos lutam pela separação da região da Rússia. A independência da Tchetchênia foi declarada em 1991, mas nunca foi reconhecida.
Em dezembro do ano passado, a Rússia invadiu a Tchetchênia para controlar rebelião liderada por Djokhar Dudaiev. As tropas russas foram acusadas de violar direitos humanos e de bombardear civis.

Texto Anterior: Turquia bombardeia guerrilheiros curdos
Próximo Texto: Papa visita Trento sob ameaça de anarquistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.