São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tem cara e rabo de franquia, mas não é franquia

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Temos, como se sabe, nossos gurus. Pessoas com quem sempre aprendemos algo de novo. Mais do que isso, pessoas que têm o dom de ``detonar" idéias novas em nossas cabeças. E que têm a capacidade de, às vezes, nos provocar até botarmos para fora idéias das quais ainda não estamos seguros.
Nessa categoria estão, entre outros, Salim Mattar, Peter Rodenbeck, Guilherme Affonso Ferreira, Antoninho Trevisan e Stephen Kanitz. Gente com quem é sempre um prazer trocar idéias.
Falamos nisso a propósito de umas idéias que Stephen Kanitz ventilou recentemente, sobre o que chamou de ``franquias internas". Algo com que já temos trabalhado, mas que nos deixava numa terrível crise de consciência.
Temos obsessão por manter nosso ``foco". Acreditamos que uma empresa só pode ser bem sucedida se tiver foco total na sua especialidade. Sempre praticamos isso. E nos demos bem assim. Portanto, nos deixava ao mesmo tempo encafifados e envergonhados trabalhar em certos projetos que tinham algo em comum com aquela charada do porco e sua cônjuge. O que é o que é que tem cara de franquia, pé de franquia, orelha de franquia e rabo de franquia, mas não é franquia? Agora descobrimos! É a tal de ``franquia externa". Como não sacamos isso antes?
Foi só o Kanitz arranjar um rótulo para a coisa, que tudo ficou mais claro. Como se tivéssemos sido atingidos por um raio de luz. Como no poema de Quasimodo, ``... trafitti da un ràggio di solle..."

Dois leitores dizem que já existem dois buffets de sorvetes (sorveterias ``a quilo") em São Paulo. Um seria um tal de Zero Grau. Do outro, nem o leitor informou o nome, nem nós conseguimos descobrí-lo. Ninguém do ramo de fast-food com quem conversamos jamais ouviu falar de qualquer dessas lojas. De qualquer forma, ficam registrados a informação e nossos agradecimentos.

MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising.

MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University.

Texto Anterior: Debate sobre qualidade retorna em 8 de maio
Próximo Texto: Veja como calcular lucro com venda de imóvel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.