São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'O Diário de Anne Frank' estréia em SP

CÉLIA ALMUDEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo dia 4 (quinta-feira) estréia a peça ``O Diário de Anne Frank". O espetáculo faz parte do evento ``O Mundo de Anne Frank", lembrando os 50 anos da morte da garota judia que escreveu um diário, contando sua fuga dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
O evento percorre seis cidades brasileiras e traz uma exposição de 600 fotos, filmes de época, palestras, um programa educativo e a peça.
Carol Machado, 20, sai de três anos encenando ``Confissões de Adolescentes" para viver o papel de Anne Frank.
``É fascinante fazer um personagem que existiu mesmo. Esse foi um dos primeiros livros que li quando era criança e através dele fiquei sabendo dos horrores da guerra", diz Carol.
Dirigida por Adriano Cypriano e Angela Barros, a peça tem ainda outros nove atores.
Escrita em 1950 por Albert Hackett e Frances Goodrich, ``O Diário de Anne Frank" foi encenada milhares de vezes em todo mundo. No Brasil, foram feitas três grandes montagens, a última delas, encenada em 1977.
``A peça é bem diferente do livro. Ela mostra o que aconteceu no esconderijo, enquanto a Anne escrevia o diário. É muito importante relembrar o que ocorreu naquela época, mostrando o preconceito e o anti-semitismo para evitar que eles se repitam", diz Carol.(Célia Almudena)

DATAS DO EVENTO EM CADA CIDADE São Paulo - 4 de maio a 4 de junho no Centro Cultural São Paulo -rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. (011) 277-3611. A peça será encenada de quarta-feira a sábado às 21h e domingos às 20h30, na Sala Jardel Filho, com ingresso a R$ 6,00. A exposição e demais atividades acontecem das 10h às 22h, com entrada franca.
Curitiba - 21 de junho a 2 de julho (a peça, no Colégio Estadual do Paraná) e de 8 de junho a 2 de julho (a exposição, no Espaço Cultural IBM).
São Paulo - 5 a 12 de julho (a peça, no Sesc Pompéia), 5 a 16 de julho (a exposição, no Sesc Pompéia) e 19 a 22 de julho (a peça e a exposição, no clube A Hebraica).
Porto Alegre - 26 a 30 de julho (a peça, no Teatro São Pedro) e de 3 a 20 de agosto (a exposição, na Usina do Gasômetro).
Campinas - 24 a 27 de agosto.
Belo Horizonte - 31 de agosto a 17 de setembro.
Rio de Janeiro - 21 de setembro a 22 de outubro (a exposição, no Museu Nacional de Belas Artes).

Texto Anterior: PERSONAGENS IMORTAIS
Próximo Texto: Saiba quem foi Anne Frank
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.