São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pílula pode trazer problemas

JAIRO BOUER

``Tenho 16 e transo com meu namorado há um mês. O ginecologista me receitou pílula. Tenho medo de engordar e do remédio fazer mal."

Algumas mulheres podem ter efeitos colaterais (sintomas indesejados que aparecem durante o uso de um remédio) quando tomam anticoncepcionais.
Os efeitos mais comuns são sono, dor de cabeça, enjôo e mal-estar. Para muitas, esses sintomas duram só algumas semanas.
Para outras, eles incomodam muito e demoram para passar. Nessa situação, o melhor é pedir para o médico trocar o tipo de pílula.
Outra reclamação frequente é o ganho de peso durante o uso das pílulas. Ele é causado pela maior retenção de líquido (água) dentro do organismo.
Não há como saber se determinada pílula vai causar efeitos colaterais. O único jeito é começar a tomar o comprimido.
As pílulas mais modernas possuem doses mais baixas de hormônio -que diminui efeitos colaterais.
Para as meninas que não se adaptam às pílulas, o melhor é tentar outros métodos de prevenção (camisinha). Só não vale ficar sem nenhuma proteção e acabar engravidando de bobeira.

Texto Anterior: Masturbação também é coisa de menino
Próximo Texto: Começam inscrições para exame de julho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.