São Paulo, terça-feira, 2 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como fica?

FÁBIO SORMANI

Muito se tem falado em zebra nessas primeiras rodadas dos playoffs da NBA. Vamos devagar. Tem gente analisando um Seattle x Lakers, como se estivessem jogando o Palmeiras contra a Ponte Preta, ou o Flamengo diante do Bangu. Não é por aí, basquete não é futebol.
À exceção da vitória do Boston Celtics em Orlando (série empatada em 1 a 1, sem contar a rodada de ontem à noite), os demais resultados não foram tão surpreendentes assim. Os Lakers têm time para vencer os Sonics, em Seattle (série 1 a 1), muitas vezes mais. Os Cavs, igualmente, podem vencer os Knicks (1 a 1), em Nova York ou em Cleveland.
Mesmo o Portland poderia ter deixado Phoenix (0 a 2) com uma vitória na bagagem, bem como o Atlanta teria totais condições -como tem- de vencer o Indiana (0 a 2) na terra das 500 milhas.
Poderiam ter feito como o Chicago e o Houston, que venceram o Charlotte e o Utah, respectivamente, fora de casa -séries empatadas em 1 a 1.
Vitória como a do Boston só encontraria eco se o Denver ganhasse do San Antonio (0 a 2), no Texas -o que não aconteceu. Por quê? Simples, porque Boston e Denver foram, respectivamente, o último e o penúltimo times a se classificarem para os playoffs e fizeram uma campanha muito irregular, enquanto o San Antonio jogou de maneira linear durante a fase de classificação -foi a melhor equipe da NBA- e o Orlando em casa é quase imbatível.
A derrota para o Boston, aliás, foi a primeira do time de Shaquille O'Neal para uma equipe da Conferência Leste neste campeonato. Até então, o Orlando tinha sido derrotado em casa apenas para o Seattle e o Utah, do Oeste.
Muitos torcedores, agora, se perguntam: o Orlando já está fora? O Seattle também? E o Utah, Charlotte e New York? Nada disso. Do mesmo modo que perderam em casa, estas equipes podem perfeitamente vencer seus adversários na quadra inimiga. O mesmo para Portland e Atlanta, que recebem Phoenix e Indiana em casa e lutam para empatar a série. Só não acredito no Denver. Se bem que...
Os números são cruéis ao Portland, Atlanta e Denver, os times em desvantagem na série em 2 a 0.
Na história da NBA, em apenas cinco oportunidades uma equipe conseguiu reverter um marcador desses para um 3 a 2. A última delas aconteceu com o Denver, que no ano passado eliminou o Seattle. Por isso...

Texto Anterior: Corinthians terá uma semana difícil
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.