São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planalto cancelou discurso de Serra

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um pronunciamento que o ministro do Planejamento, José Serra, faria em cadeia de TV foi cancelado de última hora, no último dia 16 de abril.
Naquele dia, Serra ficou de comparecer à produtora de TV, que trabalha para o governo FHC, em São Paulo. A empresa também prestou serviços à campanha eleitoral de Fernando Henrique Cardoso.
O pronunciamento serviria para o ministro falar sobre a economia do país. A equipe que faria a gravação esperou durante todo o dia. Às 17h, um telefonema do Palácio do Planalto informou que o pronunciamento tinha sido cancelado.
Isso ocorreu na véspera da viagem do presidente aos Estados Unidos. O ministro da Fazenda, Pedro Malan, viajara aos EUA no sábado, véspera da gravação.
Ainda não se sabe o motivo do cancelamento. A fala de Serra estava programada inicialmente para ser feita por ocasião da passagem dos cem primeiros dias do governo.
Daria sequência a um pronunciamento de FHC, que estava marcado para comemorar aquela data. Outros ministros também falariam.
Mas o pronunciamento de FHC foi cancelado. A produtora Diana chegou a fazer as primeiras gravações. A fala de FHC seria acompanhada por filmes sobre realizações de seu governo.
A fala de FHC foi suspensa por causa da proximidade de sua viagem aos EUA. A agenda do presidente estava voltada para a elaboração dos discursos que faria durante a visita.
Com o cancelamento da fala de FHC, os produtores da Diana pretendiam utilizar na fala de Serra o material que estava sendo preparado para o presidente.
Uma das versões para o cancelamento da fala de Serra é o de que ele poderia despertar ciúmes de outros ministros. Na época, havia informações de que Serra poderia se tornar o homem forte de FHC, substituindo Malan.

Texto Anterior: Dorothéa usou segurança da PF
Próximo Texto: Tucanos fazem ato de desagravo a Covas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.