São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
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Governo vai gastar até R$ 4 mi com campanha publicitária pró-reforma

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo federal vai gastar até R$ 4 milhões em uma campanha publicitária para defender sua proposta de reforma da Previdência Social. As linhas mestras da propaganda a ser veiculada no rádio e TV já estão definidas.
O Palácio do Planalto também pensa em usar o marketing eletrônico para outros projetos de mudanças constitucionais. O tratamento publicitário a essas questões ainda está em discussão.
A campanha da Previdência custará aos cofres públicos de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões. Foi feita pela Master de Comunicação e Marketing, de Curitiba (PR).
A Master tem a conta do Ministério da Previdência desde junho do ano passado. Segundo Ernani Buchmann, diretor da empresa, a campanha deverá ir ao ar entre o final de maio e início de junho.
Buchmann disse que os filmes da campanha ainda não foram feitos. Mas os roteiros já estão concluídos. Didática, a publicidade quer convencer a população de que se beneficiará com a reforma.
O eixo principal da campanha é uma frase do ministro Reinhold Stephanes (Previdência) -``a Previdência precisa mudar para tornar os brasileiros menos desiguais".
A campanha vai dizer que a reforma da Constituição não vai alterar os direitos adquiridos de quem já está pagando a Previdência. Atacará as aposentadorias especiais -com menos tempo de serviço.
Segundo Buchmann, um ``balizador" da campanha é a última fala de FHC na TV. O presidente afirmou ser injusto a maioria dos aposentados ganhar um salário mínimo, enquanto há aposentadorias de R$ 15 mil a R$ 20 mil.
A Master atende a outras contas publicitárias do governo. É de sua autoria a atual campanha institucional do Banco do Brasil -``O Brasil está mudando". Fez também a campanha de Aids do Ministério da Saúde.
A segunda campanha publicitária a favor das reformas foi encomendada aos publicitários Geraldo Walter e Nizan Guanaes, da DM-9 Institucional. Ambos trabalharam na campanha eleitoral de FHC.
A Folha apurou que a campanha foi encomendada há mais de dois meses pelo ministro das Comunicações, Sérgio Motta. Na época, Motta também era secretário-geral do PSDB.
A campanha ainda está na fase de esboço. Há dúvidas sobre quem vai financiá-la (o governo, o PSDB ou a frente de partidos que apóiam as reformas).
Walter negou que esteja fazendo essa campanha. Mas confirma que ele e Nizan se reuniram, no início do ano, para elaborar uma campanha pró-reformas.
A campanha, segundo ele, teria como objetivo mostrar didaticamente como seriam as reformas. ``Mas essa campanha nunca andou", afirmou. ``Se há uma nova campanha, estão me traindo".

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