São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Franceses encontram pirâmide de 4.000 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Arqueólogos franceses descobriram uma pirâmide de 4.000 anos, na região de Sakkara (Egito). O achado é mais antigo que a maioria dos grandes monumentos arqueológicos do Egito antigo.
A pirâmide de 50 metros de altura -a 97ª encontrada no Egito- estava soterrada pela areia. Ela parece mais um amontoado de pedras do que uma construção.
Segundo o arqueólogo francês Jean Leclant e o presidente do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Abdel-Halim Noureddin, o achado é de grande importância.
Isso se deve ao fato de a pirâmide trazer grande quantidade de informações sobre o Antigo Império -período que durou de 2780 a.C. a 2080 a.C.-, pouco conhecido pelos arqueólogos.
A pirâmide foi feita para uma rainha, mas os pesquisadores ainda não têm certeza para qual. Para isso, serão feitos mais estudos na pirâmide.
Inscrições encontradas em uma câmara funerária trazem referência à rainha Merititis, sugerindo que a pirâmide tenha sido construída para ela.
A hipótese é reforçada pelo fato de a mesma equipe já ter encontrado, na região, pirâmides das três mulheres do faraó Pepi 2º.
Segundo Leclant, Merititis era filha ou neta do faraó.
A rainha pertencia à família real que governou de 2345 a.C. a 2181 a.C. A família era da sexta dinastia, que durou até 2160 a.C.

Leia mais sobre Ciência à página 2-12

Texto Anterior: Nova regra revoga parte da Lei Fleury
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.