São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios impedem que rodovia seja asfaltada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Os índios waimiris-atroaris impediram o início das obras de asfaltamento da rodovia BR-176, que unirá Manaus (AM) a Caracas, capital da Venezuela.
Na semana passada, eles expulsaram de seu território os técnicos que foram ao local fazer o levantamento topográfico da área.
Os waimiris-atroaris, cuja reserva existe desde 1977, dizem temer as consequências do asfaltamento. Segundo eles, o asfalto poderá levar invasores, garimpeiros e turistas à reserva, que possui 2,5 milhões de hectares (pouco maior que a área de Sergipe). Na reserva vivem 656 índios, em 14 aldeias.
A BR-176 está sendo asfaltada pelo governo do Amazonas e corta 158 km da reserva.
Em carta encaminhada ao governador, os índios fazem exigências para a construção da estrada. Pedem a criação de um serviço de vigilância e querem indenização por prejuízos causados desde a abertura da estrada, em 1974.
O governo do Amazonas informou que vai estudar as reivindicações e dar uma resposta nesta semana. De acordo com a Funai (Fundação Nacional do Índio), a estrada só poderá ser asfaltada se os índios permitirem.

Texto Anterior: Policial acusada de contrabando é presa em Recife
Próximo Texto: Delegado é acusado de atirar em colega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.