São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelé pisa na bola e deixa de marcar gol

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

A convite de Matinas Suzuki Jr., fui uma das jornalistas a entrevistar Emerson Fittipaldi no programa ``Roda Viva" de segunda passada.
A maneira como Emerson administra sua imagem pública sempre me impressionou. Conheço a família Fittipaldi há mais de 30 anos, ou seja, -e é bom frisar- desde minha tenra infância. Apesar de sua carreira ter muito mais altos que baixos, aqui e no exterior seus desacertos pessoais sempre foram praticamente ignorados por uma mídia que se encanta com o imenso ``flair" do campeão.
No ``Roda Viva", Emerson estava em sua melhor forma, alternando tarimba, candura e diplomacia. Diante de minha pergunta sobre se a batida na corrida de Indianápolis do ano passado, ocorrida devido a um erro de pilotagem, havia servido para que ele, a posteriori, exercitasse um pouco de humildade, Emerson nem piscou. Afirmou ter cometido um erro, sim, mas sorriu maroto e calou na parte tocante à humildade.
Admitir o erro é uma coisa. Outra é um sujeito vaidoso como Emerson dizer publicamente que esse erro o levou a atos de contrição.
Emerson sabe, como ninguém, se portar diante das câmeras. Sabe também que o esportista tem mais responsabilidades do que um ator ou um músico de rock. Além de responder a patrocinadores e servir de exemplo aos jovens, ele representa seu país. Esportistas do nível de Emerson são embaixadores. E de embaixadores se espera prestígio e respeito.
Daí a decepção com a recente atitude de Pelé. Semana passada, pela segunda vez, a Justiça concedeu sentença reconhecendo Sandra Regina Machado como filha de nosso ministro dos Esportes e atleta do século.
Em vez de acatar o resultado do exame de DNA e a decisão da Justiça (como fez outro rei, Roberto Carlos) Pelé mandou seu advogado dizer que irá ``recorrer da decisão".
Ora, ora, Pelé! Que coisa feia! A moça é a sua cara. Além do mais, parece ter herdado toda a sua gentileza e boa paz. Não será um péssimo exemplo para as crianças que você tenta encaminhar ao esporte, esse seu gesto tacanho, que em nada condiz com sua imaculada trajetória?

Texto Anterior: Aplicação deve ser diversificada
Próximo Texto: Salomônica; Sucata famosa; Dedo na ferida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.