São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as novidades da Comdex

MARIJÔ ZILVETI
ENVIADA ESPECIAL A ATLANTA

A Comdex/Spring 95, feira de informática realizada na semana passada em Atlanta (EUA), reuniu mais de mil expositores e um público de aproximadamente 110 mil visitantes.
Compaq e IBM, que ocupam com a Apple os três primeiros lugares na liderança em vendas de computadores pessoais nos EUA, não trouxeram lançamentos.
As novidades ficaram por conta de empresas como Toshiba e Epson, que apresentaram computadores portáteis mais velozes com recursos de multimídia (tecnologia que permite ler no computador textos, sons e imagens de vídeo simultaneamente) e com telas coloridas de alta resolução.
Novos modelos de impressoras coloridas com maior resolução (definição da imagem) marcaram presença no evento.
Paralelo à Comdex/Spring aconteceu o Windows World, que trouxe cerca de cem empresas que deverão desenvolver programas para o novo sistema operacional (programa que controla as operações básicas do computador) da Microsoft, o ``Windows 95".
Esse programa vai reunir o DOS e o ``Windows 3.1" em um só produto. O primeiro controla funções do micro e o segundo usa figuras pelas quais é possível acionar comandos do sistema.
A Microsoft, número um em programas para computadores pessoais, já atrasou três vezes o lançamento de seu novo sistema operacional. Em dezembro passado, prometeu que o produto chegaria em agosto deste ano.
O programa ainda está em fase de finalização e tem problemas. Mesmo assim, a grande maioria dos expositores dava sinais de credibilidade para o novo sistema.
Em cada estande ou sobre monitores, o público podia ver cartazes e folhetos com a seguinte frase: ``Estamos desenvolvendo produtos para o `Windows 95"'.
Por conta do atraso, fabricantes de programas de computador aguardam o efetivo lançamento do ``Windows 95" para colocar no mercado versões de produtos operando nesse sistema.
Poucas empresas de peso compareceram com novos programas. A Lotus foi a única a apresentar uma nova versão do seu processador de textos.

LEIA MAIS
sobre a Comdex/Spring na pág. 6-6

A jornalista MARIJÔ ZILVETI viajou a Atlanta a convite da Guazzelli Associados e do Softban

Texto Anterior: Gates antecipa rumos da indústria; O NÚMERO-1; A FRASE; O NÚMERO-2; Microsoft prioriza ajuste do 'Windows 95'; O NÚMERO-3
Próximo Texto: Rede vira caixa registradora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.