São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é e como funciona o modem

ESPECIAL PARA A FOLHA

Com a abertura do acesso à rede mundial de computadores Internet, alguns equipamentos vão se tornar mais conhecidos e usados. Um deles é o modem (abreviação de modulador-demodulador).
Esse aparelho permite a comunicação entre dois computadores por linha telefônica comum ou dedicada, possibilitando a troca de arquivos e dados em geral.
O modem converte os sinais digitais do computador em tons de áudio (sinais analógicos), antes de enviá-los pela linha telefônica.
No outro lado da linha, os sinais de áudio recebidos são novamente convertidos para o formato digital por um outro modem.
A maneira como essa conversão (modulação e demodulação) é feita é estabelecida pelos protocolos de comunicação, que especificam todas as regras envolvidas na comunicação entre os computadores.
A existência de protocolos de comunicação é necessária para que equipamentos de diferentes fabricantes possam se comunicar.
Há uma diversidade de protocolos de comunicação. Uma característica básica de cada protocolo é a velocidade com que os dados são transmitidos, normalmente expressa em bps (bits por segundo).
A transmissão dos dados normalmente é feita de forma assíncrona, onde os caracteres são transmitidos individualmente.
No modo full duplex a dois fios, uma mesma linha telefônica é utilizada simultaneamente para a transmissão e recepção dos dados.
Alguns modem dispõem de recursos especiais. O controle de velocidade de linha, conhecido como fall back, permite que o modem ajuste a velocidade de transmissão de acordo com a qualidade da linha telefônica.
Se a qualidade da linha é ruim, uma velocidade de transmissão mais baixa é adotada.
Com a popularização dos equipamentos de fax começaram a surgir no mercado placas de modem que também enviam e recebem fax. São as placas fax/modem.

Texto Anterior: Placa fax/modem aceita mensagem falada
Próximo Texto: GLOSSÁRIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.