São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placa fax/modem aceita mensagem falada

ONOFRE TRINDADE JR.; DANIEL MANZATO; MAURICIO PISSIOLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Trellis DataCom está lançando no mercado sua linha de placa fax/modem com capacidade de transmissão de voz. A placa é instalada dentro do computador e permite a transmissão de dados e mensagens de fax por linha telefônica.
Além desses recursos de transmissão de dados (modem) e fax, a placa da Trellis Datacom permite ao usuário a transformação do microcomputador em uma secretária eletrônica.
Para isso, a placa vem com o programa ``SuperVoice", que faz com que o micro possa reconhecer e transmitir mensagens faladas (leia texto abaixo).
O pacote testado inclui uma placa fax/modem modelo VP144V (com velocidade de transmissão de 14,4 mil bits por segundo) e o software ``SuperVoice".
A documentação inclui o ``Manual do Usuário de Modem Inteligente -Instalação e Operação", ``SuperVoice- User's Guide", que vem em inglês.
Há também um adendo técnico com instruções específicas da VP144V e uma nota técnica especificando a solução para um problema em um dos programas do ``Windows" que fazem a comunicação com a placa fax/modem.
Vem ainda um cabo telefônico RJ11, para permitir a conexão com a linha telefônica.
A VP144V faz o reconhecimento da origem da chamada telefônica. Isso torna possível controlar todas as chamadas recebidas ou efetuadas na linha, sejam elas para transmissão/recepção de fax, dados ou voz.
O suporte pela própria placa aos protocolos de correção e compressão de dados MNP2/5 e V42Bis (leia Glossário ao lado) assegura um desempenho livre de falhas nas transmissões com outros modem que também suportem estes protocolos.
Recursos especiais, como call back, nível de transmissão ajustável por software (ver quadro com características), memória para quatro números telefônicos e duas memórias para configuração, também são oferecidos pela placa.
As informações oferecidas pela documentação que acompanha o produto são adequadas e facilitam a instalação da placa.
A mesma pode ser configurada para utilizar os endereços de portas seriais de COM1 a COM4 e interrupções de 2 a 5.
Como qualquer equipamento do gênero, deve-se tomar um cuidado especial com a configuração, evitando conflitos de interrupção e de entrada/saída (I/O) com outros dispositivos já instalados.
Um possível problema do equipamento foi observado ao configurar a placa para funcionar como COM4. O sistema não reconheceu a sua interface serial quando configurada para esse endereço.
A instalação do programa ``SuperVoice" ocorreu de forma rápida e sem problemas.
Um ponto negativo que deve ser observado é que as mensagens da secretária eletrônica vêm pré-gravadas em inglês, o que exige que todas elas sejam regravadas para que possam ser utilizadas.
A qualidade eletromecânica da placa é boa. O desempenho geral do conjunto (equipamento e programa) também é bom.
A relação custo-benefício do conjunto é favorecida pela disponibilidade dos recursos para voz e pela forma consistente com que o programa ``SuperVoice" explora esses recursos.
O produto é indicado não somente para utilização doméstica, mas também para qualquer empresa interessada em automatizar de forma organizada sua comunicação por fax e secretária eletrônica.

Texto Anterior: Baixar preços é o desafio
Próximo Texto: Saiba o que é e como funciona o modem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.