São Paulo, quarta-feira, 3 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft educativo completa ensino

MÔNICA RODRIGUES COSTA
DA ENVIADA ESPECIAL

Ainda que não sejam a solução para os problemas das escolas brasileiras, as ferramentas educacionais informatizadas explodem no mercado de ensino.
Muitas escolas paulistas têm programas para computadores. Eles favorecem o aprendizado prazeroso, falam ao repertório das crianças e adolescentes criados com TV e videogames e reforçam o conteúdo escolar.
A mesa educacional da Degem é uma criação de impacto. O sistema tem o mérito de reunir um grande número de atividades comumente realizadas nas aulas.
Grupos de seis crianças brincam com blocos matemáticos e outros objetos. Depois, representam na tela, em formas abstratas, o que experimentaram em tempo real.
As crianças aprendem a reconhecer e a diferenciar formas e fazem exercícios de coordenação motora, matemática e português.
Os jogos da Best propiciam, igualmente, o desenvolvimento dessas habilidades e podem ser usados em casa, conforme a necessidade da criança.
Yaron Rivlin, 34, da Best, que esteve no congresso de educação da Mercosoft, salienta a utilidade dos programas para crianças com problemas.
``Com os jogos, é possível montar planos individuais de ensino-aprendizagem. Eles compensam deficiências físicas, estimulam a criança considerada excepcional e desenvolvem habilidades de ler e escrever", diz Rivlin.
Eli Barocas, 42, representante da Degem, que tem como subdivisão a Edusoft, diz que a idéia não é substituir o professor. ``Trata-se de um reforço para ser dado em sessões semanais."
A Edusoft tem três outras famílias de produtos. Um deles é da área de eletrônica e telecomunicações. O programa de línguas começa com o ``English Discoveries" (``Descobertas do Inglês"). Estão previstos lançamentos para outros idiomas.
As linhas de ciência envolvem aritmética, matemática (``Supermáticas") química e física.
A de química faz simulações de experiências que podem ser usadas com proveito no ensino.
O adolescente pode, por exemplo, repetir experimentos realizados nos laboratórios de ciência.
(MRC)

Texto Anterior: Saiba quanto custa informatizar o ensino
Próximo Texto: Atores lutam no espaço em novo 'Wing Commander'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.