São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente vai a clube privado

DO ENVIADO ESPECIAL; DE LONDRES

Em sua primeira noite em Londres, onde participa das comemorações dos 50 anos do fim da Segunda Guerra, o presidente Fernando Henrique Cardoso conheceu um dos mais bem frequentados clubes privados da noite londrina.
Ao lado da mulher, Ruth Cardoso, FHC jantou no clube Mark's, um bar e restaurante que recebe apenas sócios e seus convidados.
No caso do presidente, o anfitrião foi o embaixador brasileiro Rubens Barbosa, sócio do Mark's.
O restaurante, que abriga até cerca de 80 pessoas, fica no número 46 da Charles Street, no bairro de Mayfair, próximo à embaixada brasileira.
Para tornar-se sócio do Mark's, paga-se uma taxa inicial de 750 libras (US$ 1.200), tendo sido devidamente indicado por um dos associados.
Depois de aceito no clube, o sócio paga uma taxa anual de 750 libras, que não lhe dá direito a nenhum benefício. Apenas lhe garante o direito de entrada.
Mas o valor nominal da anualidade fica mantido, independente da inflação. Quem tornar-se sócio hoje, pagará as mesmas 750 libras daqui a 20 anos. Segundo funcionários do clube, alguns antigos associados pagam anualidades de apenas dez libras.
O Mark's reúne geralmente homens, de meia-idade, mas a presença de mulheres, geralmente casadas com os sócios, é bem-vinda. Todo associado pode levar quantos convidados quiser, mas torna-se responsável pelo comportamento de cada um. Se houver algum problema envolvendo sua visita, ele pode ter seu título cancelado.

Texto Anterior: Major vê afinidade com a política de FHC
Próximo Texto: FHC diz que reforma tributária é "difícil"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.