São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelé lembra gol esquecido e diz que vai rever história

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Maior jogador e artilheiro da história do futebol, Edson Arantes do Nascimento, 54, o Pelé, anunciou ontem que vai ``dar uma pesquisada" na estatística que indica que seu milésimo gol foi marcado contra o Vasco, em 19 de novembro de 1969.
A Folha revelou, em sua edição do último domingo, um erro no registro oficial dos gols de Pelé.
No registro, não consta o gol que Pelé marcou em 18 de novembro de 1959, na seleção do Paraguai, pelo Campeonato Sul-Americano Militar.
Pelé defendia a seleção das Forças Armadas do Brasil, que venceu o Paraguai por 4 a 1.
Naquele jogo, ele fez um gol -o segundo da partida.
O atual ministro de Esportes lembrou-se do ``gol esquecido" e comentou a polêmica sobre o milésimo gol em entrevista concedida à Folha, ontem, no palácio da Cidade, em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro).

Folha - Seu milésimo gol foi feito no Rio de Janeiro ou na Paraíba?
Pelé - Todo mundo está dizendo que ele foi feito na Paraíba e não aqui no Rio de Janeiro. Ainda bem que a polêmica não é para decidir se eu fiz ou não fiz mil gols.
Folha - Mas, afinal, onde foi feito?
Pelé - Não sei direito se realmente houve uma confusão. Eu e o professor Mazzei (Júlio Mazzei, técnico, preparador físico, comentarista e amigo pessoal de Pelé) temos todas as estatísticas. Temos as súmulas, os dias dos jogos, os nomes do juízes. Nestes registros que tenho, parece que não há nenhum erro. Mas, pode ser...
Folha - O sr. acha que gols marcados por uma seleção das Forças Armadas devem ser computados em uma estatística como esta?
Pelé - Claro. Sendo oficiais, os gols têm que entrar. Eu não estou contando gols de treino. Já tive oportunidade de discutir uma vez que há dúvidas se foram 1.283 ou 1.284 gols. Talvez esta diferença seja este tal gol.
Folha - O sr. se lembra do gol na Paraíba?
Pelé - Lembro. Marquei um de pênalti. Teve um fato mais importante que este, e de que o pessoal esqueceu, mas eu não esqueço nunca. Depois que jogamos na Paraíba, enfrentamos o Bahia. Um jogo duro, pois o Bahia, sempre que jogávamos lá, era um adversário difícil.
Fiz uma jogada em que driblei o goleiro, o beque e toquei a bola, que ia entrando. O lateral deu um carrinho e salvou.
Foi a primeira vez que vi alguém salvar um gol e ser vaiado. Nunca mais ele jogou no Bahia.
O presidente era o Alfredo Saad, que disse para ele: ``Poxa! Ia ser uma festa aqui e você não deixou".
Folha - O sr. se lembra do gol pela seleção militar, contra o Paraguai?
Pelé - Foi no Rio. Fomos campeões. A nossa equipe do Exército era, na época, quase a seleção paulista.
Folha - O sr. admite rever suas estatísticas para tentar achar um possível erro?
Pelé - Não tinha nem me preocupado com isto porque, para mim, tanto faz ter feito o milésimo gol contra o Vasco ou não. Já está feito mesmo.
Mas, depois de levantada esta celeuma toda, acho bom dar uma olhada. Porque os livros que tenho e os livros que saíram apontam o gol de pênalti no Vasco como o meu milésimo. Agora, vamos ter que dar uma pesquisada na estatística oficial.

Texto Anterior: Corinthians precisa vencer hoje o Paraná
Próximo Texto: Contagem oficial 'esqueceu' um gol de 1959
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.