São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Donos de navios cobram taxa de congestionamento em Santos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A taxa adicional de até US$ 250 paga por exportadores e importadores no porto de Santos desde o dia 10 de abril só vai ser revogada quando o trabalho naquele terminal for mais rápido.
A avaliação é do gerente de operações portuárias da Agência Marítima Hamburg Sud, em Santos, Sérgio Orofino.
Exportadores e importadores que usam o porto de Santos estão pagando há 39 dias taxa adicional de até US$ 250 para transportar cargas em contêineres (grandes baús de aço com capacidade para até 30 toneladas de carga).
Os armadores (donos de navios), que transportam as cargas, passaram a cobrar a taxa adicional, chamada por eles de taxa de congestionamento, por causa da demora das operações.
Segundo Orofino, ``a situação em Santos é caótica". Orofino disse que em março os navios da empresa esperaram mais de 300 horas para conseguir uma vaga no cais.
Segundo nota da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), que administra o porto de Santos, o problema ``é decorrente principalmente das reduzidas alíquotas de importação".
Nos portos de Vitória (ES), Manaus (AM) e Paranaguá (PR), não há cobrança de sobretaxa.

Texto Anterior: Dívida rural é prorrogada
Próximo Texto: Deputado pede ampliação de prazo para apresentação de texto final
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.