São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Desafio é a opção pelos pobres'

DO ENVIADO ESPECIAL A INDAIATUBA

Bispo de São Félix do Araguaia (MT), d. Pedro Casaldaliga, 67, cita o aprofundamento da luta ao lado dos mais pobres como um desafio da igreja no Brasil. Espanhol de Barcelona, ele é uma das maiores referências da igreja ``progressista" no país.

Folha - Como o sr. avalia o resultado das eleições na CNBB?
D. Pedro Casaldaliga - Houve uma campanha bem organizada de mostrar docilidade ao papa e de ressaltar a figura de d. Lucas Moreira Neves como amigo do papa. Mas, na hora de se pensar a ação pastoral, o plenário buscou nomes de bispos lúcidos e eficazes. A composição da CEP (Comissão Episcopal de Pastoral) é a melhor de toda a história.
Folha - Qual o maior desafio da igreja no Brasil?
Casaldaliga - Eu citaria três questões: 1) o fortalecimento de sua identidade; 2) o compromisso crescente com o povo brasileiro, isto traduzido na opção pelos pobres; 3) o diálogo com as culturas indígenas, afro-brasileiras e com a modernidade do mundo urbano.

Texto Anterior: 'Vamos atrair católico ocasional'
Próximo Texto: FHC assina decreto que abre Lei Rouanet para pequenas empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.