São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

39% planejam o aumento da produção

DA REPORTAGEM LOCAL

Trinta e nove por cento das micro e pequenas empresas brasileiras pretendem expandir suas atividades no segundo trimestre (abril a junho) de 95.
Já 46% das empresas projetam manter os mesmos níveis de atividade e 15% falam em retração.
Esta é o principal resultado de pesquisa realizada em abril pelo Sebrae (Serviço de Proteção a Micro e Pequena Empresa) com 499 indústrias.
Destes empresários, 42% acreditam que haverá expansão da atividade industrial neste trimestre, 37% prevêem estabilidade e 21% falam em retração.
Sobre a mão-de-obra, 67% afirmam que vão manter, no trimestre, o mesmo quadro de funcionários, 20% pensam em novas contratações e 13% afirmaram que vão reduzir o quadro.
As micro e pequenas indústrias representam 95% dos estabelecimentos indústrias brasileiros e respondem por 23% das vendas. Empregam 42% da mão-de-obra.
Segundo a pesquisa, 28% culparam a falta de capital de giro pela limitação à expansão de sua atividade em abril e 17% apontaram a falta e alto custo das matérias-primas como fatores que estão comprometendo a produção.
No início de abril, 47% dos empresários ouvidos afirmaram que seus negócios estavam normais, 37% os julgavam fraco e 16% disseram que a situação era boa.
Sobre a demanda, 12% dos empresários afirmaram que a procura por produtos estava superior ao esperado. Estava normal para 52% e fraca para os 36% restantes.

Texto Anterior: Saiba o que é concordata
Próximo Texto: Índices das Bolsas de Valores registram alta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.