São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rock perdeu poeta do desespero há 15 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 14/09/95
O nome original da banda inglesa Joy Divison saiu erroneamente como Stiff Little Fingers, na Ilustrada de 18/5. O nome correto é Stiff Kittens.
Há quinze anos, o mais desesperado dos poetas do rock se suicidou. Ian Curtis, cantor e letrista do Joy Division, uma das bandas mais importantes do pós-punk inglês, se enforcou no banheiro de sua casa.
Primeiro com Stiff Little Fingers, depois como Warsaw, Ian Curtis, Stephen Morris, Peter Hook e Bernard Sumner surgiram em Manchester em 1977.
O Joy Division revirou do avesso a ira punk -suas letras com mais dor do quer raiva do ``no future". Lançaram apenas dois discos antes da morte de Curtis -``Stilll" é póstumo. Foi o que bastou para virarem uma lenda.
Depois da morte de Curtis, os remanescentes da banda fundaram o New Order. O resto é história.

Memorabilia
Os discos do Joy Division estão fora de catálogo no Brasil. É preciso garimpar em lojas de discos (veja alguns endereços abaixo).
A editora portuguesa Assírio & Alvim publicou uma edição bilíngue com as letras traduzidas do Joy. Atualmente está fora de catálogo. ``An Ideal for Living", a história da banda pode ser encomendada.
Duas curiosidades editadas na Itália podem ser encontradas n'A Casa. ``Joy Division" traz uma CD-demo de Warsaw, com cinco músicas, e ``Storia Definitiva Dal Cuore Della Cittá", também com CD-demo com quatro faixas, são edições bilíngues italiano-inglês.

Onde encontrar:
Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, São Paulo, SP, tel.: 011/285-4033)
A Casa - (av. Angélica, 2.495, São Paulo, tel. 011/258-7319)
London Calling (rua 24 de Maio, 116, Galeria Presidente, loja 15, tel.: 011/223-5584)
Baratos Afins (rua 24 de Maio, 62, Grandes Galerias, loja 318, tel.: 011/223-3629)

Texto Anterior: Liberdade é trato com a verdade
Próximo Texto: Viúva de Curtis rompe silêncio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.