São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado dos EUA aprova reinício de investigação sobre Whitewater

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O Senado dos Estados Unidos resolveu ontem reiniciar as atividades de comissão parlamentar de inquérito para investigar acusações contra o presidente Bill Clinton e sua mulher, Hillary, no chamado caso Whitewater.
A CPI trabalhou durante três meses em 1994, quando o Partido Democrata (de Clinton) tinha controle sobre o Congresso. Agora, o Partido Republicano (oposição) detém a maioria no legislativo.
O caso Whitewater abrange diversos negócios financeiros do casal Clinton durante a década de 80, quando ele era governador de Arkansas, e suspeitas de irregularidades em suas campanhas eleitorais naquele Estado.
O promotor independente Kenneth Starr comanda as investigações criminais e já indiciou algumas pessoas ligadas ao casal Clinton, inclusive o ex-subsecretário da Justiça, Webster Hubell.
A CPI concentra seu trabalho na apuração de possíveis irregularidades cometidas por funcionários do governo Clinton durante a investigação do caso antes da investidura do promotor independente.
No ano passado, por causa do trabalho da CPI, dois altos funcionários do Departamento do Tesouro, entre eles o subsecretário Roger Altman, renunciaram a seus cargos no governo.
A reinstalação da CPI foi aprovada por 96 votos a 3. O porta-voz de Clinton, Michael McCurry, disse que o presidente e a primeira-dama estão ``confiantes".
Segundo ele, o casal acredita que a CPI vai concluir que as acusações ``não têm mérito".
(CELS)

Texto Anterior: Jornal revela confissão
Próximo Texto: EUA designam promotor para investigar secretário Ron Brown
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.