São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA designam promotor para investigar secretário Ron Brown

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINTON

O governo norte-americano vai nomear um promotor independente para investigar acusações de possíveis ilegalidades praticadas pelo seu secretário do Comércio do país, Ron Brown.
A decisão foi anunciada ontem pela secretária da Justiça, Janet Reno. Brown se declarou ``desapontado", mas afirmou sua confiança de que nada será provado contra ele.
O presidente Bill Clinton disse que Brown será mantido no cargo durante as investigações e também se manifestou seguro de que elas não provarão ``nada de errado" da parte do secretário.
Brown, 53, é acusado de ter recebido, já no governo, US$ 500 mil de uma ex-sócia, Nolanda Hill, e de ter mentido em declarações de renda.
Ele já foi acusado de ter sido subornado pelo governo do Vietnã para apressar o fim do embargo econômico dos Estados Unidos contra aquele país.
Esse será o quarto promotor independente a investigar acusações de irregularidades no governo de Bill Clinton.
Um deles apura se o secretário do Desenvolvimento Urbano, Henry Cisneros, mentiu à polícia federal sobre pagamentos que faz a uma ex-amante.
Outro investiga se o ex-secretário da Agricultura Mike Espy (que renunciou por causa do escândalo) recebeu propinas de empresários.
O terceiro apura acusações contra o Clinton e a primeira-dama, Hillary, no caso conhecido como Whitewater (leia texto ao lado).

Texto Anterior: Senado dos EUA aprova reinício de investigação sobre Whitewater
Próximo Texto: Ieltsin é o 7º em pesquisa para eleições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.