São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Índice

Cafundó; Erro sociológico; Novo imposto; Bairrismo; Questão de zoologia; Justiça; Petrossauro

Cafundó
``Li, neste último domingo, a reportagem de capa da Revista da Folha sobre o Cafundó e cuja capa traz a bela foto de dona Cida, no belo trabalho de Bob Wolfeson. Quanto à reportagem, gostaria de fazer alguns esclarecimentos que penso importantes. Em 1992, o professor Isidoro Blikstein, da USP, ligou-me na Unicamp para saber se eu dispunha de material bibliográfico sobre o Cafundó e a sua cupópia, decorrente da pesquisa que naquela comunidade Peter Fry e eu realizamos desde 1978, pois um de seus orientandos estava preparando tese de doutoramento sobre o assunto. O orientando era Silvio Vieira de Andrade Filho. Além de mim e de Peter Fry, participaram da pesquisa, no início, o professor Maurizzio Gnerre, hoje na Itália, e o professor Robert Slenes, historiador, professor da Unicamp, que se juntou a nós, responsabilizando-se pela pesquisa histórico-documental. Enviei-lhe os diversos artigos que havíamos apresentado em encontros e congressos, os que foram publicados em diferentes revistas ou livros, o vocabulário que havíamos recolhido e organizado e a versão preliminar do livro que devemos publicar este ano, o qual consiste no desenvolvimento dos artigos e no seu arranjo orgânico para sua integração ao corpo da obra maior. Li o trabalho de Silvio Vieira de Andrade Filho sobre a cupópia. A maior parte do mesmo repete o vocabulário, as teses, as teorias e as interpretações que Peter Fry e eu publicamos em nossos artigos e que estão repetidas, estendidas e aprofundadas no livro `A Comunidade Negra do Cafundó, Linguagem e Sociedade', que tardamos em publicar por razões de ordem pessoal e de diversidade de afazeres. A edição trará ainda a contribuição do professor Robert Slenes e uma série de anexos com fotos e documentos históricos não só sobre o Cafundó, mas sobre Patrocínio e sobre outros atores/narradores de episódios distintos e semelhantes na história da cultura negra no Brasil. Há muito pouco de fonte primária na tese de Silvio Vieira de Andrade Filho. Na tese de Silvio Vieira de Andrade Filho, nossos trabalhos-fonte de referência de seu doutoramento estão citados, às vezes quase copiados e repetidos. Faltou, talvez, referi-los na reportagem."
Carlos Vogt, diretor-executivo do Instituto Uniemp -Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa (Campinas, SP)

Erro sociológico
``Lamentando ter que voltar ao assunto, quero protestar contra o título dado pela Folha à minha entrevista do dia 15 (`Manifestações da CUT são fascistas, diz Leôncio Martins'). O título sensacionalista sugere que considero fascistas todas as manifestações da CUT. Além de não ser o que penso, seria um enorme erro sociológico. O que foi dito é que o uso da violência física, as táticas de ação direta usadas pela CUT e pelo PT contra o presidente são de tipo fascista ou stalinista."
Leôncio Martins Rodrigues, cientista político (São Paulo, SP)

``Para os intelectuais governistas, constitui-se um autêntico crime de lesa-pátria qualquer forma de condenação das reformas neoliberais propostas. Se a oposição vier das ruas, tanto mais `grave' e `perigosa' se configurará ela para a preservação da ordem democrática... O professor Leôncio M. Rodrigues (Folha, 15/5), ao estigmatizar as manifestações de oposição de `fascismo' e `stalinismo', abdicou conscientemente do instrumental crítico da análise política. Preferiu, assim, fazer coro com o poderoso rolo compressor da apologética oficial, para quem, sem as reformas, estaremos condenados ao pior dos infernos."
Caio Navarro de Toledo (Campinas, SP)

``Discordo do Vicentinho quando se referiu ao eminente professor Leôncio Martins Rodrigues como `parasita do movimento sindical'. É um paradoxo. Parasita do movimento sindical é ele, Vicentinho, que não trabalha e vive de contar `causos' pelos meios de comunicação."
Carlos Ilich Santos Azambuja (Rio de Janeiro, RJ)

Novo imposto
``IPMF: Imposto Para os Maiores Fazendeiros? 50% para a saúde e 50% para a educação básica, aí sim. Justíssimo. O mercado de camionetes importadas pode esperar por melhores preços internacionais de `commodities'."
Celso Aimbiré dos Santos (Campinas, SP)

Bairrismo
``Na qualidade de assinante e morador do Rio, gostaria de lembrar que a Folha tem muitos assinantes aqui. Seria de bom marketing que as matérias sobre o Rio não fossem de degradação da sua imagem... E sim o relato dos fatos sem bairrismo entre Rio/São Paulo. A Folha deveria se dedicar um pouco mais ao Rio. Seus assinantes ficam sem opção no Clubefolha."
Corrêa Jr. (Rio de Janeiro, RJ)

Questão de zoologia
``Josias de Souza tem todo o direito de defender o governo e as emendas contra os monopólios constitucionais do petróleo e das telecomunicações, bem como a desnacionalização do setor elétrico e da Vale do Rio Doce. Mas na Folha de 1/5 taxa de bovino quem critica isso. Ou seja: os presidentes da OAB, ABI, SBPC, Clube de Engenharia, Instituto dos Economistas do Rio e intelectuais como o Betinho, além do PT, CUT, outros partidos e muitos parlamentares. Ora, seguir a manada ou ser vaca de presépio é repetir o coro da maioria da mídia, governo, empresários poderosos, governo norte-americano, grupos multinacionais, FMI, BNDES, Banco Mundial. Do lado destes há gente boa seduzida pelo liberalismo, que faliu o México, mas também os notórios corruptos da política, anões do Orçamento perdoados, pelegos. É um balaio de gatos."
Luiz Pinguelli Rosa, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

Justiça
``Em nome do Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo e de 39 entidades articuladas no Movimento Nacional de Direitos Humanos, parabenizamos a Folha pela matéria `Atraso de julgamento inocenta coronéis', do repórter Claudio Julio Tognolli. O Centro Santo Dias, que desde 1981 atua no Tribunal de Justiça Militar Estadual de São Paulo, em casos de crimes contra a pessoa, cometidos por PMs, é testemunha da morosidade dos processos, de dezenas de julgamentos adiados, que alimentam a impunidade. Esperamos que o Senado e Câmara aprovem o parecer do senador Roberto Freire sobre o projeto do deputado Hélio Bicudo."
Benedito Domingos Mariano, diretor do Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo (São Paulo, SP)

Petrossauro
``A greve dos petroleiros mostra a necessidade urgente de duas providências: privatizar a `Petrossauro' e `arrumar' um trabalho para Lula e Vicentinho."
Helio Motta Alves Peixoto (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Ética, política e religião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.