São Paulo, sábado, 20 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catálogo tenta proteger espécie em extinção

DA AGÊNCIA FOLHA

A Fundação Biodiversitas (entidade não-governamental) e o IEF (Instituto Estadual de Florestas, órgão do governo mineiro) elaboraram uma lista preliminar com 220 espécies de animais suspeitos de estar em processo de extinção em Minas Gerais.
As duas entidades devem apresentar em agosto uma relação definitiva dos animais que correm o risco de desaparecer no Estado.
A elaboração da lista é uma exigência da Constituição Estadual de Minas Gerais. Mamíferos, aves, répteis, peixes e invertebrados relacionados na lista oficial terão proteção especial.
``Se uma hidrelétrica, por exemplo, tiver que ser construída em uma área de habitat de uma espécie que constar da lista, o projeto pode não ser aprovado", afirmou o biólogo Ricardo Bonfim.
Dentre as espécies que deverão constar da lista, estão o gavião real, o jacaré-de-papo-amarelo, o macaco murique e ave mutum.
Bonfim disse que a lista oficial poderá ter tanto mais quanto menos espécies do que as 220 relacionadas preliminarmente.
``A partir das 220 espécies que catalogamos, vamos estudar quais têm maiores chances de extinção", disse.

Texto Anterior: Sergipe; Ceará
Próximo Texto: Millôr e o rio Tietê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.