São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia faz acordo com Irã

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ministro russo de Energia Atômica, Viktor Mikhailov, revelou ontem que seu país firmou um novo acordo de cooperação na área nuclear com o Irã.
O projeto prevê a construção de um reator de água pressurizada, que usa princípios dos reatores nucleares, de 40 megawatts.
O anúncio ocorre duas semanas depois de o presidente americano, Bill Clinton, ter pedido a seu colega russo, Boris Ieltsin, a suspensão da transferência de tecnologia nuclear para os iranianos.
Os EUA propõem embargo total ao Irã por considerarem o país um Estado terrorista.
O acordo nuclear Rússia-Irã prevê a construção de dois reatores nucleares perto do porto de Bushehr, com valor estimado de US$ 1 bilhão (R$ 870 milhões).
Ontem, o governo iraniano divulgou nota afirmando que os EUA não têm poder legal de impedir as negociações entre Rússia e Irã porque não há violação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear.
Os iranianos negam a intenção de desenvolver armas nucleares.
O presidente russo deve visitar o Irã no segundo semestre. A informação, da agência oficial iraniana "Irna", não foi confirmada.
Segundo o embaixador russo na capital iraniana, Teerã, Sergei Tretiakov, a visita será definida.

Texto Anterior: China aperta cerco contra dissidentes
Próximo Texto: Oklahoma implode hoje edifício atacado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.