São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta álcool e diesel em 30% dos postos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Federação Nacional dos Revendedores de Combustíveis está recomendando que os postos de abastecimento não abram mais depois das 20h e nem aos domingos, enquanto durar a crise gerada pela greve dos petroleiros.
A entidade divulgou ontem um balanço mostrando que o abastecimento está reduzido na maior parte do país.
Em São Paulo, as entregas das distribuidoras foram reduzidas em 40%. Cerca de 30% dos postos estariam sem álcool ou diesel (veja quadro ao lado).
O presidente da Federação Nacional dos Revendedores de Combustíveis, Luiz Gil Siuffo Pereira, diz que não há porque manter os postos abertos à noite e aos domingos se as cotas entregues pelas distribuidoras para venda se esgotam em horas.
Ele avalia que o abastecimento continuará em crise por pelo menos 20 dias após o encerramento da greve dos petroleiros.
Siuffo anunciou ainda que a federação dos postos vai entrar com ação na Justiça contra a Federação Única dos Petroleiros, pedindo ressarcimento pelos prejuízos que a greve está causando.
Segundo ele, desde terça-feira, quando as distribuidoras começaram a reduzir o volume de combustível entregue, os 29 mil postos de abastecimento do país estão deixando de vender o equivalente a R$ 40 milhões por dia.
``Como esta greve é ilegal, este prejuízo está sendo causado por um ato ilícito", diz.
Ele aproveitou para pedir um aumento no preço dos combustíveis e anunciou que os postos de abastecimento podem demitir até 30% de seus 250 mil empregados.
O porta-voz da Presidência, Sérgio Amaral, disse que a produção da Petrobrás ontem era semelhante à de anteontem, ``com pequena elevação". Na quinta-feira, o governo anunciou o refino de 650 mil barris de petróleo, correspondentes a 50% da capacidade diária.
Ele afirmou não haver previsão de retirada do Exército das quatro refinarias ocupadas. O governo não cogita ocupar a refinaria de Cubatão.

Texto Anterior: Porta-voz pede que categoria volte ao trabalho
Próximo Texto: Produção sobe diz Petrobrás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.