São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegação dos EUA visita o Brasil dia 30

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Uma delegação bipartidária da Câmara dos Representantes (deputados) dos Estados Unidos chegará ao Brasil no dia 30.
Uma de suas prioridades é passar a seus colegas brasileiros a mensagem de que os Estados Unidos consideram fundamental a aprovação da Lei de Patentes pelo Congresso Nacional.
O chefe do grupo, o deputado republicano Jim Kolbe (pronuncia-se Colbí), disse em entrevista exclusiva à Folha: ``A lei é do interesse do Brasil. Se ela não for aprovada, o Brasil vai ficar para trás: os investimentos da indústria farmacêutica vão ser feitos em outros países".
Esta é a primeira delegação parlamentar apontada pelo novo presidente da Câmara, Newt Gingrich, que assumiu o posto em janeiro. Kolbe vai transmitir uma mensagem pessoal de Gingrich ao presidente Fernando Henrique Cardoso.
Segundo Kolbe, Gingrich considera a América Latina como a mais alta prioridade dos Estados Unidos em política externa e apóia ``decididamente" a criação da área continental de livre comércio até o ano de 2005.
A delegação, composta de oito deputados do Partido Republicano (que faz oposição ao presidente Bill Clinton e é majoritário na Câmara) e três do Partido Democrata, vai visitar também a Argentina e o Chile.
Quando retornarem a Washington, os deputados vão relatar suas impressões ao governo norte-americano e ao Congresso.

Comércio
Além de patentes, a delegação também vai tratar de comércio, ambiente e das reformas políticas e econômicas do Brasil.
``Queremos ver em primeira mão as dramáticas mudanças que estão ocorrendo no país", disse Kolbe. O deputado, de 52 anos, representa o Estado de Arizona (região das montanhas). Ele foi um dos principais articuladores parlamentares do Nafta (Acordo Norte-Americano de Livre Comércio).
Com ele, viajam os republicanos Cass Ballenger (da Carolina do Norte), Henry Bonilla (do Texas), Mike Castle (de Delaware), Jennifer Dunn (de Washington), Jim Greenwood (da Pensilvânia), Mark Sanford (da Carolina do Sul) e Matt Salmon (do Arizona) .
Os deputados democratas que integram a delegação dos EUA são: Mike Parer (do Mississippi), Eliot Engel (de Nova York) e John Tanner (do Tennessee).

Texto Anterior: Polícia Federal prende argentino acusado de fraudar Previdência
Próximo Texto: Rede Cultura entra em estado de greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.