São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe põe bactéria infecciosa a nu

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores norte-americanos concluíram o mapa genético completo da bactéria Haemophilus influenzae, causadora comum de meningites e pneumonias.
Segundo Craig Venter, do Instituto para Pesquisa Genética de Gaithesburg (Maryland, EUA), o conjunto de genes da bactéria é formado por 1.830.121 "tijolos de DNA (a molécula que forma os genes). O homem, para comparação, tem 3 bilhões de "tijolos.
"É um grande momento da história da ciência, disse Frederick Blattner, dos Institutos Nacionais da Saúde, dos EUA, que investiga os genes de outra bactéria, a Escherichia coli.
Com o sequenciamento dos "tijolos do DNA, será mais fácil identificar os genes da bactéria responsáveis pela produção de substâncias importantes nas infecções no homem -algumas das quais letais.
Em 1984, por exemplo, uma variante da bactéria surgiu no interior de São Paulo.
Identificada por cientistas do Instituto Adolfo Lutz (SP) e dos CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, a variante -conhecida pelo "grupo aegyptius- é responsável por uma febre que atacou 50 crianças até 1990.
A mortalidade é de 70%, se a infecção não for tratada cedo. Após se espalhar pelo corpo, o quadro clínico se torna irreversível e a morte ocorre em 24 horas.

Texto Anterior: Festival de Teatro de Curitiba acaba amanhã
Próximo Texto: Epidemia no Zaire sai de pior fase
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.