São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipamentos de R$ 300 mil 'encalham' em hospital

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital Infantil Menino Jesus, da prefeitura, considerado um dos melhores do país em pediatria, está há quase três anos com equipamentos de radiologia encaixotados em seu subsolo.
Os aparelhos não são instalados por problemas burocráticos na administração.
Em 1988, a prefeitura encomendou junto à Philips holandesa um sistema moderno de raio X de alta resolução, telecomandado.
Para se ter uma idéia, esse aparelho só é inferior às análises feitas por tomógrafos computadorizados.
O equipamento, cujo preço hoje é de cerca de R$ 300 mil, foi entregue em julho de 1992 e até agora não foi instalado, apesar de já ter sala reservada no prédio.
Segundo o vereador Adriano Diogo (PT), que na última quarta-feira foi ao hospital ver as condições de armazenamento dos aparelhos e chegou a ser empurrado pelo zelador do prédio, ``é um absurdo que um hospital trabalhe com aparelhos antiquados enquanto os modernos não são ligados por falta de vontade política".
O diretor-geral do Menino Jesus, Humberto Souza de Pinho, que tomou posse há um mês e meio, reconhece que a aparelhagem nova ``vai melhorar a qualidade de atendimento do hospital".
O diretor afirma que a instalação do novo raio X foi pedida assim que o equipamento chegou, em 1992, e que a solicitação emperrou no Edif (órgão municipal responsável por executar as obras).
``A falha foi na máquina burocrática. Eu ou qualquer outro diretor teríamos interesse em ligar o aparelho fosse ligado", disse.
O diretor do Menino Jesus acredita que em três meses os aparelhos deverão ser instalados.
Pinho não quis arriscar um prazo para que os equipamentos entrem em funcionamento e comecem a atender os pacientes.
Sobre a truculência do zelador, Pinho afirmou que ``não é orientação da direção do hospital barrar o trabalho dos parlamentares. O zelador deve ter ficado assustado. Foi uma infelicidade".

Texto Anterior: Paulista ganha novo shopping
Próximo Texto: Obra pode criar quadro de infecção hospitalar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.