São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Próximo Texto | Índice

Empresas deixam de pagar impostos

FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

As empresas paulistas começaram a atrasar o recolhimento de impostos estaduais e federais para equilibrar suas contas este mês.
``Deixamos de pagar impostos para contornar uma situação de forte diminuição nos negócios e no caixa das empresas", diz Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, diretor do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
``Além de não pagar, as empresas estão aumentando a sonegação por uma questão de sobrevivência", diz Joseph Couri, presidente do Simpi (que reúne 5.000 das 110 mil micro e pequenas empresas do Estado).
Só os pequenos e médios empresários respondem por 8% da arrecadação do Estado de São Paulo.
A Secretaria da Fazenda estadual prevê diminuição na receita com impostos a partir de junho. Outros indicadores já apontam esta tendência.
Em maio, por exemplo, caiu 20% a arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre automóveis novos. ``É um indicador quentíssimo da queda na atividade", diz Clóvis Panzarini, coordenador de Política Tributária.
Segundo o Simpi, 47% dos micro e pequenos empresários estão endividados, pagando juros de até 18% ao mês nas suas dívidas.
A Fazenda paulista reconhece que as multas (de 5% a 30%) e o juro (de 1% ao mês) cobrado sobre impostos em atraso pode estimular o calote. A multa máxima, de 30%, só ocorre em caso de ajuizamento da dívida e a cobrança pode levar mais de três meses.
``O calote das empresas nos impostos deve ser generalizado este mês", prevê o consultor Antoninho Marmo Trevisan, da Trevisan & Associados. Em qualquer caso, diz, a prioridade das empresas é pagar salários e fornecedores. ``É infalível: o imposto é o último da lista", afirma.

Próximo Texto: Greve e calotes afetam Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.