São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercados mantêm seus preços estáveis

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os supermercados voltaram a ter pouco movimento e preços estáveis nesta semana. Pesquisa do Datafolha indicou que os preços praticados no último dia 24 eram 0,02% inferiores aos do dia 17. Nas duas últimas semanas, houve queda acumulada de 0,15%.
Já nos hipermercados foi mantida a tendência de alta. A pesquisa registrou reajustes médios de 0,76%, taxa próxima ao 0,71% da semana imediatamente anterior.
O setor de higiene e de limpeza voltou a ter reajustes nesta semana nos supermercados, mas a alta foi compensada pela queda de preço das carnes, cereais e hortifrútis.
Nos hipermercados, a puxada das duas últimas semanas se deve basicamente ao aumento dos preços das carnes. Nesta semana, o produto teve reajuste de 2,4%.
A tendência para junho é de pouca alteração nos preços de super e hipermercados. A queda de vendas afetou também as indústrias, que não estão repassando novos preços para os supermercados.
Segundo Firmino Rodrigues Alves, presidente em exercício da Associação Paulista de Supermercados, só na primeira quinzena as vendas caíram 9% sobre abril.
As vendas menores fizeram aumentar as promoções das indústrias e dos supermercados.
Os alimentos são os principais fatores desta estabilização de preços. O único produto que deverá subir nas próximas semanas será o leite, devido à entressafra.
Outra pesquisa do Datafolha, que acompanha apenas produtos básicos à alimentação, mostrou que o paulistano gastou 0,61% menos com eles nesta semana.
A pesquisa do Datafolha inclui cem itens e abrange os setores de alimentação, higiene e limpeza. São pesquisados semanalmente 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo.

Texto Anterior: Fipe apura inflação de 2,06% em SP
Próximo Texto: Aumenta volume de negócios com ouro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.