São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC liga para Clinton e oficializa contrato

ANDREW GREENLESS
DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso telefonou ontem à tarde ao presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, para comunicar oficialmente a assinatura do contrato do projeto Sivam entre o governo brasileiro e a empresa norte-americana Raytheon.
A conversa durou cerca de dez minutos e serviu também para que os presidentes tratassem do encontro de ministros que acontecerá em Denver (EUA), em junho, para discussões sobre comércio internacional.
Este encontro dará continuidade à reunião de cúpula de dirigentes latino-americanos ocorrida em Miami (EUA) em dezembro de 94.
Clinton fez lobby pela escolha da Raytheon, embora a empresa tivesse sido processada pelo governo dos EUA sob acusação de superfaturamento.
Clinton enviou uma carta em meados de 94 ao então presidente Itamar Franco recomendando a escolha da empresa.
Meses depois, Itamar enviou carta a Clinton recomendando a Embraer, que participava de uma licitação do Pentágono.
Um fator decisivo da escolha da Raytheon, segundo o jornal ``The New York Times", teria sido a descoberta, pela CIA (agência de informações do governo norte-americano), de que a empresa francesa Thomson, também pré-qualificada, havia pago propinas a autoridades brasileiras.
(Andrew Greenlees)

Texto Anterior: Justiça pede intervenção federal em MT
Próximo Texto: Ruth vê `sem pressa' ação antimiséria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.